Skip links

partilhar

Como vender mais através de uma estratégia de email marketing

Vender mais através do Email Marketing

Graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing, o email marketing tornou-se na melhor maneira de fazer chegar as mensagens certas às pessoas certas, na hora certa!

Email Marketing já não é sinal de spam ou comunicação intrusiva, mas sim de comunicação personalizada e conteúdo de interesse.

Embora o email marketing seja vinculado com frequência a uma abordagem promocional e comercial, ele vai muito além dessa estratégia.

Quando alguém dá permissão a uma empresa de lhe enviar emails diretamente na sua caixa de entrada, significa que tem algum interesse e está disposto a obter mais informações.

Portanto, numa estratégia de marketing, o email é o canal que permite uma comunicação mais pessoal com os seus potenciais clientes.

O que é Email Marketing?

Consiste na comunicação de uma marca com o seu público-alvo via email.

Pesquisas mostram que ano após ano o email marketing é o canal com maior ROI (return on investiment) entre as ferramentas de marketing digital, o que significa que gera mais conversões e negócio com menor investimento financeiro.

Alguns exemplos comuns de email marketing que poderá já ter recebido na sua caixa de correio são:

  • Ofertas de voos;
  • Promoções;
  • Confirmação de uma compra online;
  • Newsletter.

Esta é uma das maneiras mais pessoais de comunicar com clientes e potenciais clientes, através de uma troca direta de mensagens. É possível facilmente enviar conteúdos personalizados e atendendo às suas necessidades, tal como fornecer conteúdo relevante para manter o cliente interessado e informado.

Razões para utilizar este canal

  • Grande alcance;
  • Alcance previsível;
  • Formato flexível;
  • Alto retorno financeiro;
  • Contacto personalizado a leads qualificadas;
  • Forma de a empresa não cair no esquecimento;
  • Obter feedback dos clientes.

Como é que o seu negócio pode vender mais com o Email Marketing?

  • Transformar os visitantes do website em leads

Muitas vezes os visitantes do website não procuram realizar uma compra no imediato, mas avaliar as opções antes de tomar uma decisão. Sendo assim, é importante demonstrar preocupação com este visitante e fornecer-lhe conteúdo relevante, que o ajude na sua decisão e o faça escolher a sua empresa.

Aqui, é importante o uso de formulários de contacto e a rápida resposta a estas leads qualificadas. Afinal, se alguém preenche estes formulários significa que tem interesse no produto/serviço disponibilizado.

  • Vender para uma lista de contactos segmentada

É importante classificar os seus contactos baseando-se em dados como localização, indústria, cargo que ocupa, histórico de compras, páginas visitadas no website… Desta forma é mais fácil determinar o tipo de conteúdo a enviar, tal como a linguagem a utilizar.

Com estes dados, poderá enviar informações relacionadas a um determinado produto, ou então aliciar o seu cliente a comprar novamente um item ou informá-lo sobre um serviço/produto complementar.

Há diversas formas de comunicar de forma personalizada, desde que a sua lista de contactos esteja organizada e facilmente consiga saber a fase em que o cliente se encontra.

  • Marketing de Automação

Já aconteceu a todos receber na nossa caixa de entrada um email com a mensagem certa e no momento perfeito, correto?

A interação de cada pessoa com as campanhas de email ou com o site pode ativar uma sequência de emails de follow-up baseado nos seus interesses, permitindo a personalização das mensagens.

Por exemplo, se alguém visita a página de preços, podemos concluir que você essa pessoa já estará numa etapa mais avançada do funil de vendas, devendo ser feito um acompanhamento. Caso ela tenha visitado a página de um produto específico ou clicando num link para aquele produto, será relevante enviar informações adicionais sobre o mesmo.

Um simples email de boas-vindas faz a diferença!

Ao ter este cuidado, as campanhas de email marketing parecerão uma conversa pessoal e não uma mensagem genérica, o que levará a ter clientes mais leais à sua marca.

  • Personalizar o texto

Pequenas coisas como inserir o nome da pessoa no corpo do email fazem a diferença.

  • Trazer de volta um cliente perdido

É mais caro angariar novos clientes do que fidelizar os que já possui.

Por isso, este acompanhamento personalizado e de acordo com as necessidades e comportamentos dos clientes faz efetivamente a diferença.

Um bom exemplo prático desta utilidade do email marketing é o envio de comunicação relacionada com os produtos que as pessoas deixam “abandonados” nos carrinhos de compras das lojas online.

  • Pedir por feedback

Qual é a melhor forma de saber o que é que os clientes precisam ou se estão satisfeitos connosco? Perguntando-lhes!

O envio de questionários simples e fáceis de preencher permite-lhe obter essas informações e saber onde deve melhorar.

  • Ser constante no envio de campanhas

 

Não tem tempo para investir no desenvolvimento de campanhas de email marketing com qualidade? A Lendarius ajuda-o!

Preencha o formulário de contacto para entrarmos em contacto consigo o mais rápido possível.

Construa o seu plano de Email Marketing com a Lendarius.
Return to top of page