Skip links

partilhar

Tendências Digitais para 2020

Um novo ano avizinha-se e conhecem-se os estudos que apontam as grandes tendências para 2020 ao nível do digital.

Este será um ano de consolidação de tendências que já têm vindo a ser discutidas, mas que só agora começarão a ser aplicadas de uma forma mais geral.

Reviews, 5G e pesquisa por voz serão alguns dos grandes temas em 2020.

 

8 tendências digitais para 2020

  1. Avaliações (reviews)

As avaliações têm uma importância cada vez maior, reforçando o papel de suporte à tomada de decisão na jornada de compra.

Alguns estudos americanos (Pew Research e Bright Local) referem que 82% dos americanos leem reviews online antes de comprarem um produto (online ou offline), confiando tanto em online reviews como numa recomendação pessoal.

O algoritmo de SEO do Google apresenta uma relação direta com as avaliações, ou seja, a partilha das críticas dos clientes influencia o aparecimento da página da empresa nos primeiros lugares das pesquisas orgânicas.

  1. 5G

Esta tecnologia vai revolucionar a velocidade na transmissão de dados, tornando-a 20 vezes superior à velocidade atual.

Vai permitir um maior recurso a aplicações e outras ferramentas online, melhorar a experiência de utilização e a rapidez de contacto.

  1. Pesquisa por Voz

A pesquisa por voz poderá ter um impacto direto em toda a estratégia de SEO.

As marcas necessitarão de adaptar o conteúdo para serem relevantes nas novas formas de pesquisar informação, nomeadamente a incorporação de comandos de voz nas estratégias de pesquisa orgânica.

  1. Produção de conteúdos live

Conteúdos autênticos, simples, interativos e curtos permitem gerar um maior impacto junto dos consumidores que têm cada vez menos tempo de atenção.

  1. Integração do online com o offline

Principalmente ao nível do e-commerce, o ideal é integrar todos os canais, desde lojas físicas a websites e redes sociais para manter os clientes envolvidos em todos os pontos do processo de compra até que a venda realmente aconteça.

A experiência deve ser consistente em todos os canais.

  1. Relevância dos conteúdos vs quantidade

Ao nível das redes sociais continuarão a dar mais destaque à relevância dos conteúdos em detrimento da quantidade, distinguindo aqueles que efetivamente produzem conteúdos interessantes para o seu público-alvo.

O vídeo continuará a ser o formato dominante.

O Facebook continuará com o foco para os públicos mais velhos, enquanto o Instagram continuará a ser o canal preferido dos jovens adultos, onde as marcas poderão comunicar de uma forma mais informal e inspiracional. Nesta rede, o destaque são as imagens e os stories, que são o formato mais indicado para gerar mais awareness da marca.

O LinkedIn continua a ser o mais indicado para o segmento empresarial. Atualmente concentra conteúdos de empresas e profissionais de referência, sendo a rede social ideal para as empresas trabalharem a sua marca profissionalmente, pretendendo atrair talentos e clientes.

Em relação ao Tik Tok, terá um impacto profundo na forma de comunicação das marcas e é atualmente popular entre a geração Z.

7.         Estratégias de remarketing

Dados mostram que 97% das pessoas que visitam uma loja online pela primeira vez saem sem comprar absolutamente nada.

O remarketing é uma das formas que pode ser utilizada para aumentar as vendas das lojas online, uma vez que os produtos ou serviços da loja online serão mostrados aos visitantes novamente em anúncios em diferentes websites que visitem.

8.         Pesquisa Visual

É possível realizar pesquisas no Google a partir de uma imagem, em vez dos tradicionais resultados de uma pesquisa por texto. Os resultados de pesquisa a partir de uma imagem incluem outras imagens semelhantes, bem como os websites que as utilizam.

Futuramente, motores de busca como o Google irão desenvolver a sua tecnologia de pesquisa visual, expandindo as capacidades e oferta de publicidade nesta nova funcionalidade.

 

Ajudamos a tua marca a perceber o seu potencial no digital.
Fala connosco!

*Campos de preenchimento obrigatório


Autorizo a Lendarius na utilização dos dados fornecidos (e-mail e telefone), exclusivamente para os fins de comunicações no âmbito dos seus serviços.

Return to top of page