Skip links

partilhar

Tendências Digitais no Setor do Retalho

Tendências de Marketing Digital no Setor do Retalho

É uma realidade que qualquer negócio precisa de uma estratégia de marketing digital para existir.

O retalho não é exceção e é um dos sectores de actividade que mais mudanças tem vindo a sofrer devido ao desenvolvimento tecnológico, sendo também um dos setores de atividade onde o marketing mais se expressa.

Como outro negócio, tudo gira à volta do consumidor e atualmente o importante é disponibilizar ao cliente/consumidor uma experiência de compra completa e de qualidade, independentemente de este escolher fazer as suas compras pela Internet, numa loja física, smartphone, tablet onde quer que ele esteja e garantindo que o produto chega o mais rapidamente possível

 

8 Tendências do retalho para 2019

  • Omnichannel Retail

Atualmente é imperativo ter uma loja física e uma loja online.

O ideal é integrar todos os canais, desde lojas físicas a websites e redes sociais para manter os clientes envolvidos em todos os pontos do processo de compra até que a venda realmente aconteça.

  • Experiência consistente em todos os canais

Disponibilizar experiências integradas entre a experiência de compra em loja física e de compra online é essencial. A experiência deve ser sempre semelhante, refletindo a identidade da marca.

  • Maior presença social

Existe um enorme potencial para compras nas aplicações de redes sociais como Instagram e Facebook, desde que a colocação de encomendas e pagamentos sejam fáceis e compatíveis com os dispositivos móveis.

No entanto, é importante não descurar aspetos como o desenvolvimento de um website ou de uma loja online propriamente dita que confira credibilidade à marca.

  • Personalização

Através da automação, o processo de venda online permite tratar os clientes pelo seu nome e sugerir produtos com base nas pesquisas realizadas, através das informações dos produtos abandonados em carrinhos, compras realizadas, páginas visitadas, entre outros.

Estes dados são importantes para que o cliente não se esqueça da marca, pois é possível realizar comunicações personalizadas e atendendo às suas preferências, funcionando também como lembretes para ativação de compra.

  • Transformação digital

O retalho omnicanal requer a articulação entre informação, escolhas online e experiência em loja.

A forma como as pessoas compram está a mudar e os retalhistas devem apostar no digital para realizarem a integração entre informações, escolhas online e experiência em loja do seu negócio online e offline.

Desta forma conseguirão definir quais os negócios exclusivos online, as ofertas especiais atendendo a informações recolhidas online ou a utilização de coupons de oferta utilizáveis apenas online.

  • Mobile retailing

Atualmente, cerca de 30% do e-commerce ocorre através de dispositivos móveis, por isso é essencial apostar no desenvolvimento de lojas online mobile responsive.

  • Nurture Automation

A automação integra o funil de vendas para identificar a presença física do cliente online na loja física enviando, por exemplo,  mensagens de texto ou até mesmo descontos em artigos do seu interesse.

  • Realidade virtual, realidade aumentada e pesquisa por voz

 

Na Lendarius desenvolvemos presenças digitais de sucesso, desde o desenvolvimento de lojas online 100% personalizadas à gestão de redes sociais e email marketing.

Se deseja atualizar o seu negócio e tornar-se competitivo no mercado atual contacte-nos!

Return to top of page