Skip links

partilhar

Subscreva a newsletter

Todos nós já nos deparamos com a mensagem “subscreva a nossa newsletter” no rodapé do website de qualquer empresa com a promessa de recebermos todas as novidades.

Subscrevemos, damos o nosso email, concordamos com as condições… E depois não recebemos as comunicações prometidas ou simplesmente esquecemo-nos!

Por outro lado, muitas vezes não é dada a devida importância a esta ferramenta, que pode ter muitas finalidades, desde o envio das últimas notícias até à divulgação dos serviços.

Em primeiro lugar, é importante percebermos exatamente o que é uma newsletter e os seus objetivos para conseguirmos fornecer conteúdo relevante a quem a subscreveu e perceber os benefícios em subscrever uma newsletter.

 

Mas afinal, o que é mesmo uma newsletter?

Newsletters são emails enviados com uma certa frequência para desenvolver ou fortalecer o relacionamento de uma empresa com os seus leitores e potenciais clientes. A mensagem não é focada numa oferta específica. Ao contrário de emails promocionais, visam o envio de diferentes tipos de conteúdo do interesse do subscritor, sendo uma ótima forma de iniciar uma estratégia de Email Marketing.

 

Qual é o seu objetivo?

Normalmente quem possui um website (seja um blog ou institucional) ou uma loja online utiliza as newsletters para divulgar produtos, conteúdos, artigos ou comunicar um evento.

Os seus objetivos principais são os seguintes:

  • Manter um contacto regular;
  • Manter a marca presente no potencial cliente;
  • Enviar conteúdo relevante;
  • Criar hábitos de visita;
  • Construir uma relação com os potenciais clientes/clientes;
  • Divulgar notícias/produtos/serviços;
  • Ajudar e informar aqueles que querem saber mais sobre a empresa;
  • Atrair Tráfego.

Porquê criar uma?

O envio de newsletters faz parte da estratégia de inbound marketing, não só por ser uma forma de enviar conteúdo relevante, mas também por permitir criar um relacionamento próximo com aqueles que têm interesse em saber mais sobre nós. Afinal, se alguém subscreveu a nossa newsletter após ter encontrado o nosso website ou loja online é porque tem interesse em saber mais, certo?

Neste canal podemos personalizar a comunicação sem massacrar o utilizador com mensagens repetidas ou inúteis.

Além disso, é importante salientar o baixo custo de cada envio e a criação de uma base de dados qualificada.

 

Como construir?

  1. Definir o remetente

O remetente deverá conter o domínio próprio, que seja fácil de identificar por parte do cliente. Desta forma é possível distinguir a newsletter de envio de e-mails massivos.

É crucial mencionar o nome da sua empresa nos envios para suscitar interesse no leitor e criar a relação de proximidade e profissionalismo.

  1. Assunto

O assunto faz toda a diferença na obtenção de uma boa taxa de abertura.

Convém que seja sucinto, objetivo e tente despertar a curiosidade nos leitores.

  1. Conteúdo

A intenção da newsletter, como já foi referido, não é ser um email promocional, mas sim algo que acrescente valor ao leitor. Por isso, o conteúdo deve ser maioritariamente educacional para criar empatia com o leitor e gerar autoridade sobre o tema no qual se baseia o seu negócio.

  1. Layout

O aspeto e a estrutura desempenham um papel muito importante para o leitor ter uma boa experiência de navegação e consiga facilmente perceber a mensagem e ter curiosidade em saber mais.

O layout deve ser pensado estrategicamente para ser apelativo e fazer os leitores clicarem onde nós queremos, seja num CTA para lerem mais sobre um artigo do blog ou para um formulário de contato onde podem obter mais informações.

Além disso, o layout vai influenciar a ida do email ou não para o SPAM, devido à quantidade de imagens presentes e à sua otimização.

  1. Envio

O envio de newsletters deve ser feito através de ferramentas de email marketing que permitam comunicar de forma fácil e rápida com o destinatário.

  1. Segmentação

Muitas empresas querem enviar newsletters, mas não sabem que precisam de segmentar a sua base de dados.

A segmentação é muito importante e as newsletters devem ser enviadas consoante os interesses do leitor.

Para isto ser possível, após ter recolhido os dados é necessário fazer a segmentação de todos os contactos.

 

Agora é só fazer scroll até ao fim da página e subscrever a nossa newsletter para receber conteúdo interessante e todas as novidades em tempo real!
Construa a sua presença digital com a Lendarius.

Return to top of page