Skip links

partilhar

Marketing de Conteúdo | Conceito e Tipos de conteúdos

Marketing de Conteúdo - Conceito e tipos de conteúdos

 

Mais do que marcar presença nas diferentes plataformas do meio digital, atualmente, mais importante ainda é conseguir passar os valores da empresa de forma a cativar o público alvo, e é esse o conceito e objetivo principal do marketing de conteúdo.  

Estar presente no meio digital já não se trata simplesmente de uma tendência, mas sim de um meio estratégico e de investimento adotado pelas empresas que querem chamar a atenção do público e destacarse dos concorrentes. Segunda Pordata, a percentagem de empresas presentes na internet aumentou de 11.2% em 2013 para 40.6% em 2020, o que comprova a necessidade de estarem mais perto dos consumidores.  

Com o grande volume de serviços e produtos presente todos os dias nos meios digitais, os consumidores tornaramse mais exigentesmais conscientes e mais atentos à qualidade e relevância das opções apresentadas pelas empresas.  

Portantopara ganhar mais visibilidade junto dos consumidores online é necessário recorrer ao marketing mais propriamente ao Marketing de Conteúdo. 

Conceito:

conceito de Marketing de Conteúdo nada mais é do que um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair e captar a atenção do público alvo através de conteúdos relevantesSão vários os exemplos de conteúdos produzidos pelas empresas que têm como propósito entregar valor ao público alvo de forma indireta e sem pressões. 

O melhor conteúdo é sempre aquele que tem a intenção de resolver algum problema, informar ou esclarecer dúvidasTer um público alvo satisfeito com conteúdos de valor pode proporcionar uma imagem positiva associada à marca com isso terá mais resultados em termos de confiançanotoriedade e aumenta a probabilidade de o público alvo se transformar em clientes. 

Vantagens do marketing de conteúdo:

  • A perceção positiva que o público alvo cria em relação à marca aumenta a sua pré-disposição para criar e manter uma relação mais pessoal com a marca; 
  • Aumenta a notoriedadepois ao divulgar conteúdos relevantes, o próprio público tende a fazer uma maior divulgação para outros contactos; 
  • Impulsiona as vendasna medida em que os conteúdos podem acompanhar o público alvo em todo o processo, garantindo mais confiança para a tomada de decisão sobre algum serviço e/ou produto. 

Tipos de conteúdo:

Um dos meios digitais onde o marketing de conteúdo se encontra presente em grande volume são as redes sociais. O Facebook, Instagram e LinkedIn são algumas das plataformas utilizadas pelas empresas, pois m um maior alcance na divulgação dos conteúdos. Nestas plataformas podemos encontrar diferentes formatos de conteúdos como:  

  • Texto, por vezes através de ebooks para download em pdf;  
  • Fotos e Elementos gráficos, tais como infográficos; 
  • Vídeos. 

Quer saber mais sobre como as Redes Sociais podem impulsionar o seu negócio? Descubra neste artigo.

A divulgação de conteúdos também pode ser realizada em Blogs ou Websitesque consiste na publicação de artigos com o intuito de partilhar informações e outros conteúdos com temas relevantes para o público. 

Conclusão

marketing de conteúdo representa um papel importante na estratégia de qualquer empresa sendo que estar no meio digital não significa apenas estar em todas as plataformas, mas sim criar, cativar e manter uma relação mais próxima com público alvo. 

 

Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!

Ajudamos a tua marca a perceber o seu potencial no digital.
Fala connosco!

    *Campos de preenchimento obrigatório


    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Lendarius.

    Return to top of page