Skip links

Atraia, converta e fidelize clientes através do Inbound Markerting.

Inbound Marketing GráficoQuer atrair, converter e fidelizar clientes através do digital e não sabe como? Conheça estas estratégias do Inbound Marketing, uma metodologia que consiste em atrair novos visitantes para o seu website e convertê-los em clientes fiéis, através da produção de conteúdo de qualidade que ajude as pessoas a superar as dificuldades do dia-a-dia e a serem capazes de melhorar os negócios.

Atrair

Em primeiro lugar, é importante definir o perfil do seu cliente perfeito e atraí-lo para o seu site.

O nome técnico dessa definição de perfil chama-se “persona”, para definir a persona precisamos descobrir o que eles valorizam, o que não gostam, os objetivos, desafios, dificuldades que enfrentam no dia a dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais, regionais. Basicamente a persona é a construção daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do seu negócio.
Com a persona bem definida, começamos a produzir conteúdo para ela. Esse conteúdo tem como objetivo informar, prestar um serviço ou entreter. O objetivo é ser suficientemente útil ao ponto do cliente aprender consigo e utilizar as suas dicas. Veja algumas estratégias para atrair clientes:

  • Site ou blog: O site ou o blog são a base para a divulgação do conteúdo produzido. Nele, concentramos todos os artigos, textos, ebooks, etc. Os conteúdos educativos que tragam conhecimento e respostas para os desafios do dia-a-dia terão um melhor posicionamento nos motores de pesquisa, como o Google.
  • Otimização de Sites (SEO): Tudo o for criado para a internet precisa de ser pensado em termos de SEO. As páginas, programação e layout do site precisam acolher as boas práticas exigidas pelo Google. O percurso na internet começa pelos mecanismos de busca, portanto precisamos de um site e de conteúdos bem optimizados para tirar todas as dúvidas das personas.
    Redes Sociais: O Facebook e o LinkedIn são excelentes motores para divulgar os conteúdos. A partir deles podemos impulsionar e espalhar tudo aquilo que foi produzido no site ou no blog de maneira rápida.

Converter

Através do conteúdo útil publicado no site ou no blog, posicionado no Google e proliferado nas redes sociais, os visitantes do site aumentarão gradativamente. Agora, o objectivo é converte-los em “leads”, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Um lead qualificado tem pelo menos nome, email e telefone do comprador. No entanto, as pessoas não compartilham os seus contatos a troco de nada. É aí que entram as “ofertas”. Ofertas no inbound marketing nada mais são do que ebooks, templates , manuais, tutoriais mais aprofundados, quadros comparativos que prestam algum tipo de serviço valioso para a persona. Para disponibilizar o download desses materiais, pediremos o nome, email e telefone do visitante. Veja algumas estratégias para converter visitantes em leads (contatos de oportunidades de negócio).

  • Formulário de contacto: Um formulário de contato objetivo, com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante, vai funcionar como uma porta de entrada para os visitantes fornecerem seus dados para contato.
  •  Call-to-action (CTA): Os call-to-actions são os botões ou links que incentivam os visitantes a fazerem algo. Esses botões de conversão são fundamentais para que eles se sintam atraídos. Podem ser uma figura ou até mesmo o botão do formulário de contato.
  • Landing Page: A Landing page é uma página de aterragem. É nela que vamos colocar as ofertas ou trabalhar um texto comercial mais agressivo para que os visitantes façam o download de uma oferta ou solicitem um contato da equipa comercial. O objetivo da landing page é, através do fornecimento da informação de maneira objetiva e sintetizada, aumentar ao máximo a % de visitantes em leads.

 

Fidelizar

Essa etapa está diretamente ligada à manutenção de clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio. Veja algumas estratégias.

  • CRM: Pesquisas de Satisfação: A melhor maneira de melhorar produtos e serviços é ouvir a opinião de quem os utiliza no dia a dia. Um feedback negativo é uma das coisas mais valiosas para os gestores de marketing. Através deles é possível encontrar oportunidades para construir melhorias nos negócios.
  • Monitorização de Redes Sociais: Monitorizar os comentários sobre o seu segmento de mercado nas redes sociais é fundamental para compreender as tendências do mercado. A monitorização também é uma excelente ferramenta para examinar elogios ou críticas de clientes nas redes sociais.
Construa o seu plano de Inbound Marketing com a Lendarius.
Return to top of page