Skip links

partilhar

Desvendamos 10 Mitos do Marketing Digital

Desvendando 10 Mitos do Mkt Digital

 

Reunimos neste artigo alguns dos mitos existentes acerca do marketing digital que circulam pela internet assim como uma análise para compreender melhor o porquê de serem mitos.  

A grande evolução da internet ao longo dos tempos originou também uma verdadeira revolução no Marketing, assim como surgiu o marketing digital surgiram também os mitos por detrás deste vasto tema.  

O conceito do Marketing continua o mesmo, mas o formato foi sofrendo várias alterações e em pouco tempo. O marketing digital chegou e trouxe com ele os seus mitos que resultaram das várias hipóteses que surgiram a cada passo dessa evolução.  

 

1. O Marketing Digital substitui o Marketing Tradicional 

Este é um dos mitos que representa um sério equívoco na área do marketing. É verdade que o Marketing Digital tem vindo a adquirir mais adeptos nos negócios que querem divulgar os seus produtos de forma imediata e alcançávelContudo, desconsiderar por completo a comunicação dos canais offline pode não trazer bons resultados.  

Portanto a ideia não é substituir o marketing tradicional pelo marketing digital, mas sim reforçar a marca com o marketing 360 Graus. Ou melhor dizendo implementar todas as vantagens existentes do marketing digital juntamente com os benefícios do marketing tradicional da melhor forma possível 

2. O Marketing Digital é muito caro  

Um dos maiores mitos que circulam acerca do marketing digital.  

Podemos esclarecer este mito com uma resposta simples: depende. 

Isto é, depende do montante que a empresa quer investir sendo que está diretamente relacionado com os objetivos determinados por cada empresa 

Muitas das ações a serem realizadas para alcançar uma meta, como por exemplo campanhas e utilização de algumas plataformas fornecem a relação custo/benefício. Ou seja, o valor a ser investido corresponde com as vantagens a serem adquiridas.  

No entanto, plataformas tais como o Facebook, Instagram e outros, são utilizadas por profissionais da área do marketing digital, mas não constituem um custo adicionadocaso as empresas comecem por implementar uma estratégia de alcance orgânico, publicando frequentemente temas que geram interesse. 

3. O Marketing Digital é mais fácil do que o Marketing Tradicional 

Considerando que o marketing digital tal como o marketing tradicional fazem parte de um único conceito, o que diferencia um do outro são os canais utilizados. O marketing digital não se resume só à publicação de conteúdos nas redes sociais e sites ou à criação de elementos de design para uma marcaTrata-se também da implementação de um plano completo com várias estratégias bem estudadas para não um, mas vários objetivos complementares. Este processo é analisado de forma constanteobjetivo comum entre digital e tradicional é obter respostas positivas por parte do consumidor. 

4. Marketing Digital é só para grandes empresas 

Esse é um dos grandes mitos que impedem pequenas e médias empresas de explorarem o marketing digital. Como foi mencionado antes, o marketing digital refere-se principalmente aos canais utilizados para a publicação e divulgação de um negócio, seja ele de pequeno ou grande volume. E, atualmentea maioria dos consumidores utiliza ainda mais os canais digitais à procura de informações relativamente a certo produto. Implementar o marketing digital em pequenas e médias empresas garante que a empresa será encontrada com mais facilidade e rapidez pelo seu consumidor.  

5. Não vale a pena dedicar-me ao Email Marketing 

Um dos grandes mitos em que muitos acreditamAo contrário do que se diz, o email está longe de ser excluído do mundo digital, pois representa um dos canais de comunicação e fidelização de clientes ou futuros clientes ligados ao seu negócio. Se repararmos, para usar a maioria das plataformas no dia a dia é necessário a utilização do email pessoal ou profissional. A lista de contactos fornecida pelos consumidores deve ser utilizada como uma oportunidade de contacto diretodesde que sejam respeitados os termos aceites pelo mesmo.  

Ainda com dúvidas se utilizar o Email marketing resulta para o seu negócioDescubra estatísticas do egoi que comprovam que sim.

6. O marketing digital funciona só para uma loja online 

Como o nome já revelao marketing digital engloba tudo o que está relacionado com o mundo digital. Portanto, lojas online não são as únicas plataformas utilizadas pelas empresas para dinamizar uma marca. Também envolve as redes sociais, websites e outras plataformas onde é possível divulgar seu negócio.  

Para saber o porquê de trabalhar mais as suas redes sociais, leia também este artigo sobre a importância das redes sociais na estratégia digital.

7. O meu negócio deve estar em todas as redes 

Se isso trouxer os resultados que espera, sim. Querer posicionar o seu negócio em todos os canais, em todos os lugares da internet não significa propriamente ser conhecido em todos eles 

Já que cada plataforma tem o seu próprio sistema, nem sempre os resultados são os mesmos em todas.  

Neste caso, realizar a monitorização das redes sociais é uma das estratégias a ter em contapara que possa perceber melhor as vantagens de cada plataforma online.  

8. Mais conteúdo traz mais alcance 

Outro dos mitos do marketing digital está relacionado com o marketing de conteúdo. A quantidade de conteúdos divulgados nos canais online da marca não resulta diretamente no aumento do número de seguidores e leitores 

Um dos fatores importantes no marketing de conteúdo é a relevância e a qualidade dos conteúdos que são produzidosuma vez que um dos objetivodo marketing de conteúdo é atrair a atenção de seguidores/leitores para a marca, bem como interagir com o público-alvo. 

Além da qualidade, a consistência também possui um papel importante para um maior alcance da marca. 

9. É só fazer o mesmo que as outras empresas  

Digamos que cada caso é um caso. É certo que algumas táticas utilizadas em algumas empresas da concorrência podem fazer sentido serem implementadas para impulsionar o seu negócio. Mas nem sempre isso acontece. Por exemplo, existe algo que diferencia a forma de comunicação de cada empresa que corresponde ao tipo de público a atingir, dado que cada empresa estabelece objetivos com base na análise de dados. É importante sim acompanhar o que a concorrência está a fazer, mas mais importante ainda é saber o que o seu público diz sobre o seu negócio. 

Acha que não faz sentido analisar dados do Google Analytics? Conheça 10 motivos para mudar de ideias

10. Design é só estética 

O Design tem como base a estética e não só. Por ser um conceito muito amplo também tem como base a idealização, a conceção e o desenvolvimento de produtos/serviços por meio da criação artística 

Além da estéticaDesign também tem como função comunicar aspetos diferenciadores presentes em cada marca de forma criativa.  

Conclusão  

Estes são alguns dos mitos que impedem muitas empresas de dedicar mais tempo e esforço às ferramentas do marketing digital. É importante esclarecer e compreender as vantagens do mundo digital de modo a aproveitar os recursos disponibilizados, sejaestes para pequenas ou para grandes empresas.   

 

Quem sabe aproveitar o que de melhor existe no mundo digital só tem a ganhar. Veja o caso de sucesso da Imaginarius .

Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!

Ajudamos a tua marca a perceber o seu potencial no digital.
Fala connosco!

    *Campos de preenchimento obrigatório


    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Lendarius.

    Return to top of page