Skip links

partilhar

Como escolher o melhor nome de domínio

Dedique algum tempo na escolha, pois o nome do domínio que escolher terá um enorme impacto nos seus negócios. Isso afetará desde a facilidade com que as pessoas lembram e partilham sua marca, até a seu SEO, o comprimento do seu endereço de e-mail e garantem que se destaque entre os milhões de outros sites por aí!

Vamos começar com alguns pontos técnicos.

O que compõe um nome de domínio?

O nome de domínio é composto de duas partes, que requerem atenção cuidadosa. Usaremos o domínio da Lendarius  (www.lendarius.com) como exemplo.

Domínio de Segundo Nível é a parte “lendarius” e uma extensão ou Nível Superior Domínio é a parte “.com”.

Escolha sua extensão ou “tld”

A extensão que encontrará mais é, obviamente, “.com” , mas existem várias alternativas. Os limites para organizações governamentais e educacionais são “.gov” e “.edu” enquanto o restante é livre para qualquer pessoa adotar de qualquer lugar do mundo.

Provavelmente conhecerá “.org” e “.net” e extensões nacionais, como “.it” da Itália e “.es” da Espanha. Há muito mais para explorar, com “.espaço “ e ” .io “. Este último foi originalmente criado para os territórios do Oceano Índico, mas agora foi adotado pelas indústrias de tecnologia, jogos e start-up!

Qual TLD deve usar?

Há muito a ser dito sobre simplesmente aderir ao clássico “.com”, simplesmente porque é o mais familiar. Como é a extensão mais usada, será de mais fácil memorização. “.com” é uma boa escolha para empresas internacionais.

Se não é uma empresa internacional e pretende apenas atingir um público local o “.pt” seria uma melhor escolha. O Google atenderá primeiro ao território local na pesquisa, pois o TLD é segmentado geograficamente.

Se houver uma relevância de nicho, como no caso “.io” ou se planeia usar algum jogo de palavras inteligente que faz com que sua extensão seja lida como parte do seu endereço da Web precisa de considerar cuidadosamente o nome.

Agora vamos ajudá-lo a escolher um domínio!

  1. Não tem certeza do nome da marca da sua empresa?

Enquanto decide um nome de marca, é sempre bom considerar o nome do domínio ao mesmo tempo e verificar a sua disponibilidade. Não se esqueça que não há nomes de domínio com quatro letras disponíveis.

2. Escolha algo único e cativante

Concentre-se em escolher um fantástico nome de domínio para o seu site/loja. Reserve um momento e pense em quais sites ficaram na sua mente. Criar um nome de domínio memorável é fundamental, pois as pessoas podem reter esse endereço entre a leitura e, na próxima vez que o seu serviço aparecer na cabeça deles enquanto estiverem navegando na Internet, a sua marca e site/loja será lembrada.

Se o seu nome de domínio for longo e complicado, as chances de alguém se lembrar dele são praticamente nulas. Se for difícil de soletrar, isso também será um provável ponto contra!

Use a função de pesquisa de um provedor de domínio para verificar a disponibilidade de nomes de domínio.

3. O que transmitirá através do seu nome de domínio?

Pode optar pelo nome da sua empresa ou uma abreviação se o nome da sua empresa for muito longo. Se isso não funcionar, pode incorporar o nicho de serviço ou produto/serviço que está a oferecer ou mesmo os valores e a missão por trás da empresa. Lembre-se de que o seu nome de domínio pode conter até palavras-chave úteis, que o Google utilizará. Considere os termos de pesquisa ao decidir isso.

Avalie se o nome da sua marca é o que as pessoas lembram sobre o seu negócio ou se a sua oferta é o que o define na mente do seu público.

Ajudamos na sua decisão? Se não souber onde registar o seu domínio nós fazemos isso por si!

Contacte-nos no formulário abaixo.

Ajudamos a tua marca a perceber o seu potencial no digital.
Fala connosco!

*Campos de preenchimento obrigatório


Autorizo a Lendarius na utilização dos dados fornecidos (e-mail e telefone), exclusivamente para os fins de comunicações no âmbito dos seus serviços.

Return to top of page