Skip links

partilhar

Sabe o que é o algoritmo do Google?

 

Já pensou na quantidade de páginas que existem na Internet?

A quantidade de informação disponível na web é imensa e, por esse motivo, é essencial que, de alguma forma, seja possível organizar e apresentar essa informação, segundo critérios. Na ausência desses critérios ou do chamado “algoritmo”, o resultado das nossas pesquisas seria apresentado de forma aleatória e muito confusa.

Um algoritmo é uma sequência de instruções muito bem definidas. A Google tem o seu próprio algoritmo para o motor de pesquisa, ou seja, o algoritmo do Google é a forma como o motor de pesquisa funciona.

Como funciona o algoritmo do Google?

A quantidade de informação quase infinita que referimos há pouco passa por uma classificação, de acordo com diversos fatores.

Na realidade, o algoritmo do Google é um conjunto de algoritmos, sendo que cada um deles classifica a informação de acordo com instruções específicas.

Estes algoritmos procuram responder a algumas questões, como por exemplo:

  • Qual o número de palavras-chave utilizadas
  • Onde aparecem essas palavras-chave: Nos títulos?
  • Quantos links incorporados existem nos textos, tanto internos como externos
  • Se há spam
  • etc.

São centenas de perguntas.

A qualidade das respostas combinadas, somadas e avaliadas resulta num page score (pontuação de página) que é comparada a todas as outras pontuações. Tudo isto em menos de um segundo.

O grande problema é que o algoritmo do Google pode chegar a ser atualizado até 600 vezes por ano, todos os anos.

Atualizações ao algoritmo do Google

As atualizações são uma das razões pelas quais o serviço de SEO (Search Engine Optimization) é contínuo.

Para além de aplicarmos as regras base, é preciso também estarmos continuamente a adaptarmo-nos e a atualizar.

Hoje, partilhamos consigo algumas das principais atualizações que foram aplicadas ao algoritmo do Google:

Panda

O Panda foi uma atualização que passou a classificar as páginas de acordo com o conteúdo apresentado. Nasceu para punir as páginas que copiavam textos de outras páginas ou que apresentavam conteúdo de baixa qualidade.

Penguin

Foi uma atualização virada para os links.

O seu objetivo é identificar as estratégias de link building e, mais uma vez, punir aqueles que utilizam backlinks de formas menos naturais, como spams.

Hummingbird

A atualização Hummingbird veio complementar as duas atualizações anteriores, focadas no conteúdo apresentado e na sua qualidade.

A partir desta atualização, o campo semântico utilizado, o seu contexto, bem como a relação entre a pesquisa atual e as pesquisas passadas passaram a ser levadas em conta.

Mobilegeddon

Está ligada à mudança de comportamento dos consumidores, que cada vez mais faz pesquisas no Google através do seu telemóvel.

O algoritmo do Google passou a dar preferência às páginas web preparadas para serem apresentadas em formato mobile.

RankBrain

É um programa de inteligência artificial incorporado no algoritmo do Google, que vai aprendendo por si próprio.

O seu objetivo é ir melhorando os resultados apresentados, através das atualizações relacionadas com os termos de pesquisa das palavras-chave.

Mobile First Index

Com esta atualização, as páginas web que estiverem otimizadas para mobile, passam a aparecer mais acima nos resultados apresentados, tanto para pesquisas feitas a partir do telemóvel, como do desktop.

Um design responsivo é agora uma verdadeira necessidade.

Bert

É a sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers e é um programa de inteligência artificial.

Esta atualização permitiu ao algoritmo do Google classificar a informação apresentada, tendo em conta a leitura das frases da esquerda para a direita, o seu sentido (figurado ou literal) e até expressões ou palavras regionais, utilizadas maioritariamente por partes da população.

 

Todas estas atualizações continuam a ser diariamente trabalhadas e melhoradas.

Atualizar os websites e os conteúdos para SEO é mais do que responder às exigências de um motor de pesquisa. É acompanhar as tendências e o comportamento dos consumidores.

Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!

Ajudamos a tua marca a perceber o seu potencial no digital.
Fala connosco!

    *Campos de preenchimento obrigatório


    Autorizo a Lendarius na utilização dos dados fornecidos (e-mail e telefone), exclusivamente para os fins de comunicações no âmbito dos seus serviços.

    Return to top of page